terça-feira, 8 de novembro de 2016

Cartagena das Índias - o que ver e fazer





A melhor atividade em Cartagena é caminhar pelas ruas do centro histórico, admirando as fachadas coloridas das casas, as sacadas floridas, as curiosas figuras em bronze colocadas nas portas para servir de "campainha", os vendedores de rua com suas frutas, artesanato colorido e chapéus de todos os tipos, enfim, o legal aqui é apreciar e sentir o clima desse destino tão especial. Infelizmente, como todo lugar muito turístico, a cidade vive abarrotada de visitantes, vendedores ambulantes e pessoas oferecendo serviços. Além disso, faz muuuuito calor. Então, para curtir a cidade amuralhada de Cartagena com tranquilidade, vá pela manhã ou no fim do dia. Ou melhor, assista ao pôr do sol da muralha e depois caminhe pelas ruas sem destino certo. Tenho certeza que você encontrará belas surpresas pelo caminho.



O que ver:

Fora dos muros


Castelo de San Felipe de Barajas - apesar do nome, trata-se de uma fortaleza construída no século XVIII para proteger Cartagena dos invasores. E foram muitos. Ingleses, franceses e  piratas navegaram por esses mares em busca das riquezas guardadas na cidade, que era o principal porto de ligação com a metrópole espanhola. Todo ouro, prata e pedras preciosas vindos de colônias como Peru, Equador, Costa Rica, eram levados para Cartagena e dali embarcados para a Espanha. Por isso ela virou alvo de vários ataques, o que fez com que se construísse todo um complexo de defesa, constituído de 11km de muralha, uma barreira de pedras em Boca Grande e fortificações em Boca Pequena, para impedir a entrada pela Baia de Cartagena, e a construção do Castelo de San Felipe, para evitar uma invasão por terra. Esse forte foi um grande projeto de engenharia. Possui plataformas com canhões em diversos níveis e direções, além de um emaranhado de túneis que servia como armadilha para o inimigo, pois funcionavam como um labirinto. De lá se tem uma bela vista da cidade amuralhada com o mar ao fundo. Olhando o horizonte dá pra imaginar a sensação de ver os navios inimigos chegando ao longe. Na entrada há três guichês: bilheteria (ingresso adulto: 25.000p), audio guide (12.000p) e serviço de guia (10.000p em espanhol). 

Bilheteria fica ao lado da entrada do forte.

Contratamos um guia e foi muito legal. No local onde era o hospital de campanha você pode assistir a um filme que conta um pouco da história da cidade. Depois das explicações do guia, foi como visualizar a história. Você pode voltar a pé para a cidade, mas aconselhamos pegar um táxi por conta do calor (10.000p). Combinamos o passeio com o Convento de la Popa. 

Entrada.
A vista era total das possíveis entradas pelo mar.
A tecnologia usada para a construção da murada da fortaleza foi feita para amortizar balas de canhão e assim minimizar os danos causados.

Também era possível visualizar a cidade murada. Mas não havia como por canhões apontados para a cidade. Dessa forma, caso um inimigo tomasse o forte, a cidade não ficaria refém dele.

Convento de la Popa - faz uma dobradinha perfeita com o Castelo de San Felipe. Ele fica no alto e mais distante. O ideal é pegar um táxi ou Uber até lá e combinar para que ele te espere (20 a 30min é suficiente) e depois te deixe no Castelo. De táxi nos cobraram 60.000p. Pedimos um Uber e combinamos de ele nos esperar para nos levar ao Castelo. Pagamos o mesmo preço da ida para a volta, 20.000p. Ou seja, com o Uber pagamos 40.000p pelo passeio. O interior do prédio  é bonito e você tem uma vista ampla de toda a cidade. Não diria que é uma atração imperdível, mas vale a visita. Ingresso: 10.000p



Boca Grande - nós não fomos por falta de tempo, mas todo mundo indica. É a parte moderna da cidade com prédios altos, shopping e uma praia pouco convidativa. O mar aqui não é azul caribe e a areia da praia é escura. Muita gente se hospeda nessa região, que tem os hotéis maiores e mais estruturados. Como o táxi é barato, a distância para o centro histórico não é problema.


Intra muros

Palácio da Inquisição - como o próprio nome diz, foi o lugar onde funcionou o tribunal de inquisição espanhola na cidade. Há uma exposição interessante sobre o tema no térreo e outra sobre um pouco da história de Cartagena no andar de cima. Ingresso:18.000p.
Dica: eles oferecem um áudio-guia por 12.000p. Você baixa o aplicativo deles no celular usando a internet wifi do museu e eles te emprestam um fone. Na verdade eles fizeram uma historinha tendo como personagens um inquisidor e uma condenada. Achei muito extenso e até chato em algumas partes. Além disso, toda a informação passada estava exposta em painéis no museu. Na nossa opinião, não vale.





Catedral de Santa Catalina de Alejandria - infelizmente só  vimos por fora, pois estava fechada para restauro. Sua linda cúpula sobressai na paisagem e rende belas fotos. 


Convento e Igreja de Santo Domingo - é uma igreja mais bonita por fora do que por dentro. Na hora da missa você pode visitar a igreja. O acesso ao claustro é cobrado. Não entramos, mas dizem que é bonito. Difícil não reparar na moça de formas generosas deitada nua de frente para a igreja. Obra de Fernando Botero.



Museu Naval - conta com detalhes a história das diversas invasões de Cartagena, fala dos piratas que saqueavam a região do Caribe e sobre as disputas entre os reinos europeus pela posse das terras do novo mundo. Tem algumas maquetes interessantes e canhões do século XVIII. Ingresso: 8.000p.



Aqui pode-se notar que a entrada da cidade, por ser muito rasa, requeria muito cuidado.


Canhões ingleses, espanhóis e holandeses estão expostos.





Café del Mar - já virou uma atração turística ver o inesquecível por do sol de Cartagena do alta das muralhas. Digamos que o Café del Mar é como se fosse o camarote. Fica numa posição perfeita no alto da muralha e você ainda pode apreciar o espetáculo tomando um drink ou uma cerveja.

Pode-se admirar o por do sol na muralha.
O Café del Mar é o local ideal.
Enquanto você aguarda o momento, pode-se ficar no bar.
E vale a pena esperar...

Las Bovedas - o prédio  foi dormitório dos soldados que serviam no Castelo de San Felipe. Hoje abriga diversas lojas de artesanato. 


Torre do Relógio - sobre os arcos de entrada da cidade fica essa torre. A praça em frente é super agitada, especialmente durante a noite. Acho que é onde se concentra a maior parte das pessoas oferecendo serviço de guia. Ao lado você vai ver um comprido prédio branco. Ele servia de aduana e de mercado de escravos. 


Na mesma região está a Praça dos Coches, onde você pode contratar o famoso passeio pela cidade. O preço varia de acordo com o roteiro: 15min - 40.000p e 30min. - 60.000. Durante o passeio o cocheiro vai dando umas explicações básicas sobre as ruas e prédios e pode parar para tirar uma foto aqui e ali. É meio desconfortável, mas você vai ter uma outra visão da cidade. Aconselhamos fazer depois das 22h, quando as ruas ficam mais vazias.


















Convento de Santa Clara (Hotel Sofitel) - uma ótima visita para quem gosta de Gabriel Garcia Márquez. Durante as escavações para retirada dos túmulos da cripta desse convento, um jovem Gabriel, na época jornalista, foi fazer uma matéria sobre o assunto e ficou impressionado com a descoberta dos restos mortais de uma menina de cabelos muito longos enterrada no local. Daí veio a inspiração para a obra "Do Amor e outros Demônios", que se passa em Cartagena. Embora eu adore o autor, não tivemos tempo de visitar o prédio. Li que se você for ao bar ou ao restaurante do hotel, eles te levam para conhecer a cripta. 

Praça de San Pedro Claver - nessa praça fica a linda igreja de San Pedro Claver e o Museu de Arte Moderna. Em frente ao museu há várias esculturas em ferro.



Restaurantes e bares

Cevicheria - fica na Praça San Diego que é rodeada por vários restaurantes. Como o nome já diz, a especialidade é o ceviche, mas na carta tem vários pratos com frutos do mar. O ambiente é despojado e o atendimento simpático. O ceviche de entrada estava muito gostoso. Pedimos um prato com lagostim para dividir. Não é muito caprichado, mas para o jantar e com a entrada foi suficiente.





Patagonia Asados del Sur (Calle del Curato #38-137) - esse restaurante argentino tem decoração temática, com fotos de Maradona, Messi, Carlos Gardel, Papa Francisco e outros símbolos portenhos. Atendimento muito simpático. Pedimos um Chorizo e veio perfeito: macio, no ponto certo e saboroso. O acompanhamento que é pouco, só umas batatinhas. Boa opção para comer uma carne.



O ambiente é bem bacana e tudo lembra a terra dos hermanos.
Até o menu tem personalidade.
O carro chefe da casa.
Para fisgar os clientes famintos....



Aqui o revestimento das paredes.

Don Juan - escolhemos esse restaurante para comemorar nosso aniversário de casamento. Ele é mais moderninho e sofisticado. Vimos relatos na internet alertando que alguns restaurantes em Cartagena exigiam o uso de calça comprida para homens no jantar. No Don Juan não há esse dress code, só pediram para não ir de chinelo. O atendimento foi cordial e a comida estava boa, pedimos o risoto de camarão e um peixe. Eles servem uma entrada com polvo deliciosa.


Entrada.
Risoto de camarão

Bacco tratoria - o almoço nesse pequeno restaurante foi pitoresco. Com uma decoração simples e agradável, o cardápio traz saladas, massas e pizzas. Você percebe que é um negócio familiar. Fomos atendidos com muita simpatia pela proprietária. As massas estavam gostosas e al dente, como se serve na Itália. Pedi um fettuccine com frutos do mar e Carlos pediu um com molho pesto e camarão. A salada caprese de entrada estava ótima e a limonada de coco uma delícia. Até aí uma refeição normal. De repente estacionam na porta dois carros luxuosos escoltados por seguranças e policiais. Eis que saem dos carros 3 mulheres, surpreendentemente elegantes naquele calor, e um garoto. Entram no restaurante acompanhados de uma segurança. Parecia coisa de filme. Suspeitamos que fizessem parte da comitiva presidencial que estava em Cartagena para a assinatura do acordo de paz com as Farcs. Carlos, muito curioso, perguntou para a dona do restaurante e ela confirmou que uma das mulheres era a primeira dama colombiana. O legal é que o atendimento não foi diferenciado. Continuou com a mesma simpatia e atenção do início. Super recomendado.



Bar KGB (Park Fernandez Madrid) – esse bar, além de ótimos drinks, tem uma decoração muito legal. O nome já diz tudo. São vários objetos relacionados à extinta União Soviética e ao regime socialista russo. Vale a pena conhecer.




Café San Alberto (Calle de Los Santos de Piedra Cra. 4 #34-1 a 34-91) - atualmente o café colombiano é considerado o melhor do mundo e essa marca é uma das mais premidadas do país. O interessante são as opções de filtragem do café. Segundo eles, isso altera o sabor. A cafeteria é pequena, agradável e tem internet wifi. 





Hospedagem

Hotel Casa Quero. O hotel fica em uma casa antiga dentro da parte murada da cidade. A reformulação para um hotel manteve muito do projeto original e a decoração é muito bonita. Ficamos na suíte San Filipi. Era muito grande e confortável.   O ar-condicionado funcionava bem (naquele calor é um detalhe essencial) e tinha wifi no quarto com boa conexão. Só a ducha do banheiro que era difícil de regular. No terraço tem uma piscina e eles disponibilizam bicicletas para os hóspedes. A localização era excelente, perto das principais atrações, de restaurantes e mercados. O café da manhã não corresponde ao padrão do hotel, achei muito básico. Uma taça de salada de frutas, pão de forma, manteiga, geleia, suco de laranja e ovos mexidos ou omelete. Todo o pessoal do hotel foi muito simpático e prestativo. Pedimos um late checkout e eles nos deram sem problemas. Uma boa opção de hospedagem na cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!