terça-feira, 25 de outubro de 2016

Bogotá - Roteiro de 1 dia




Este é um roteiro básico de 1 dia, que foi o tempo que tivemos para conhecer a cidade. Foi tudo muito corrido. O ideal é dividir as atrações em 2 dias.



Cerro Monserrate - um mirante com vista para a cidade. Você sobe o pedaço mais íngreme de funicular. Preço: 18.000 pesos ida/volta. Depois segue por uma trilha até o mirante em frente à igreja de Monserrate. A estrutura conta com banheiro, lanchonete e 2 restaurantes. Tudo muito bem cuidado. De um lado do mirante avista-se Bogotá e do outro a mata que circunda o cerro.











Para chegar ao centro histórico, na Candelária, você pode encarar a descida a pé que dura uns 10 min ou pegar um táxi como nós.

Museu do Ouro -  conta a história da exploração e uso do ouro ao longo do tempo.  No acervo há belíssimas jóias, estátuas e indumentárias usadas por antigas civilizações. Tudo muito bem organizado. Preço: 3000 p. Site

O museu é bem interessante...
...e bem montado.
Possui objetos diferentes...
...detalhados..








Interativo.
Plaza Bolívar - nela estão a catedral de Bogota, o Capitólio e outros prédios importantes. É o centro do bairro histórico da Candelária e todos as outras atrações ficam no entorno.


Almoço no La Puerta Falsa - esse restaurante escondido em uma ruazinha ao lado da catedral está na ativa desde 1816. Ele é muito famoso e recomendado para provar a culinária típica colombiana. O espaço é pequeno, apertado e geralmente cheio. Fomos em uma quarta-feira por volta de 1h e demos sorte de encontrar lugar. A comida é gostosa e o atendimento cordial. O reduzido cardápio fica em um quadro na parede. Experimentamos o Ajioilo Santafereño, que se trata de uma espécie de canja de galinha com bastante batata e um tempero especial, acompanhada de alcaparras, creme de leite e abacate que vc pode misturar à sopa, e o Tamales, que parece uma pamonha salgada, mas com arroz e frango, enrolada na folha de bananeira. Ambos muito gostosos. Gastamos menos de 50.000 pesos com cerveja e água.

Esse lugar tem história e sabores.
Tem um mezanino, mas é quente pacas.

Pouco espaço para muita gente.
Ajiaco Santafereño
Tamales
Dica: nessa mesma rua há vários pequenos restaurantes como esse. Se estiver cheio, procure outro. Acho que não deve ter tanta diferença. 

Têm várias opções na rua. Não perca tempo!

Centro Cultural Gabriel e Café Valdez - seguindo a rua do restaurante vc vai passar pelo Centro Cultural Gabriel García Marques. É uma construção mais moderna e abriga salas de exposições e eventos, uma grande livraria e uma filial do Café Valdez. Bom lugar para provar o famoso café colombiano. Entrada gratuita.


Pena que não tinha livros editados em português.

Museu Botero - Fernando Botero é um artista famoso por só retratar figuras rechonchudas em sua obras. Além de suas pinturas e esculturas, a coleção abrange obras de Picasso, Matisse, Renoir, Miró, entre outros. O museu é gratuito. Li que essa foi uma exigência de Botero para doar sua coleção para o Estado. Imperdível!












Igreja da Candelária - seguindo a rua você vai encontrar a pequena igreja da Candelária. Vale dar uma entrada e apreciar a linda pintura do teto e o altar. Entrada gratuita.



El Chorro de Quevedo - trata-se de uma praça animada em uma região repleta de universidades e repúblicas. No seu entorno há vários grafites dando um colorido especial ao local.








The Pub - no caminho encontramos esse pub com uma decoração muito legal, parece mesmo um pub irlandês. No happy hour tem promoção de chope. Acredito que mais tarde deve ficar bem animado. Eles possuem uma filial na Zona T. 




Passeio pela Zona T

É a zona mais chique da cidade onde se concentram lojas e restaurantes bacanas. Um lugar para bater perna no fim de tarde e emendar com o jantar. 

Centro Comercial Andino e Centro Comercial El Retiro (atrás do outro) - ambos contam com uma boa variedade de lojas conhecidas internacionalmente. Não achamos o preço muito bom, mas também passamos um pouco rápido por eles. 
Dica: as lojas fecham cedo, às 20h. 


Há muitas opções de lugares legais para jantar e curtir a noite. Uma pesquisa no Trip Advisor pode ajudar na hora de escolher. Essas são nossas sugestões.

Andres Carne de Res - acho que esse é o restaurante mais famoso de Bogota. Uma verdadeira atração turística. Sua decoração é baseada na obra A Divina Comédia, de Dante.  Com com quatro andares que representam Céu, Terra, Purgatório e Inferno (que é o lugar mais animado). Ele tem três endereços: o original fica em um povoado próximo da capital, tem uma filial no Centro Comercial El Retiro e um menorzinho perto do Parque 93. Fomos no do El Retiro. Como era quarta-feira achei que não precisava reservar. O que eu não sabia é que o original fecha de segunda-feira a quarta-feira e todo mundo corre para esse da Zona T. Não tinha mesa dentro e nos colocaram na varanda que na verdade é a área para fumantes. Por isso só bebemos um drink e resolvemos jantar em outro lugar. A decoração é realmente muito diferente e o ambiente super animado. Mas é o tipo de lugar para turista, com aquela coisa de te puxarem pra dançar e uma música bem típica. Para quem gosta é imperdível. Achamos que é um lugar caro. Um drink está na faixa de 40.000 pesos.







ou

Wok - Esse restaurante de comida asiática é tudo de bom. O ambiente é moderno e aconchegante, atendimento simpático, preço razoável e comida excelente. Eles têm desde comida japonesa até pratos do sudeste asiático. Os sucos também são maravilhosos. Prove o de morango (fresa) com lichia. Uma refeição para dois com entrada e prato principal fica em torno de 100 reais. Há um no Park 93 e outro na Zona T. 


O cardápio é inusitado. Trata-se de uma revista com fotos, descrição dos pratos e preços.
Os pratos são saborosos e bem parecidos com o que comíamos na Tailândia,
Pad Thai
A entrada estava ótima e a BBC é extraordinária.

Nosso hotel

Best Western Plus 93 Park. (Calle 93 #13-71)
Ótima opção de hospedagem pela qualidade e localização. Quarto grande, confortável e bem equipado (cafeteira, tábua e ferro, secador, etc). Funcionários atenciosos. Internet wifi gratuita no quarto pegando bem. Café da manhã bom. Próximo a bares, restaurantes, mercado e farmácia. O Park 93, uma grande praça arborizada com parquinho para crianças e vários restaurantes ao redor, fica a 5min. de caminhada.  Já a famosa região da Zona Rosa está a 20 min. O único defeito é o isolamento acústico do quarto, ouvíamos o barulho do corredor pela manhã. Como nosso objetivo era acordar cedo para curtir a cidade, não nos incomodou. 


Park 93




Bate e Volta

Infelizmente nossa estadia foi muita curta e não tivemos tempo suficiente para fazer esses passeios, por isso não temos como dar nossa opinião pessoal. Mas ambos são super recomendados por quem vai e com certeza estarão no nosso roteiro em uma próxima viagem a Bogotá.

Catedral de Sal – construída em uma mina de extração de sal, ela é considerada uma das maravilhas da Colômbia. Ela fica no Parque de la Sal, na cidade de Zipaquirá, localizada a 1h de Bogotá. A maioria das pessoas contratam um tour ou um táxi para fazer o passeio, mas é possível chegar de transporte público (ônibus). Para mais informações visite o site: http://www.catedraldesal.gov.co/faqs

Villa de Leyva – essa pequena cidade a 170km de Bogotá (3h) guarda a herança colonial espanhola em seu calçamento de pedra e no casario preservado. Ela lembra um pouco a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. O tour de 1 dia pode ser contratado com um taxista por 400.000p. Se estiver com tempo, vale a pena passar um fim de semana na cidade. Ela conta com uma boa estrutura de hotéis e restaurantes. Nesse caso, pode ser interessante ir de ônibus a partir do terminal Rodoviário de Bogotá. A viagem dura 4h. Gostou da ideia? Dê uma olhada nesses sites:
http://www.fragatasurprise.com/2016/04/villa-de-leyva-colombia.html

Obs: Todos os valores informados referem-se a setembro/2016.

Para saber mais:

Colômbia - Leia antes de embarcar

Cartagena - o que ver e fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!