domingo, 7 de fevereiro de 2016

Serra Catarinense - Urubici e São Joaquim - Roteiro


Há muito tempo a Serra Catarinense estava na nossa lista de desejos. Eu sei que a maioria das pessoas gosta de ir para lá no inverno, na esperança de ver neve, mas o que nós queríamos era visitar as belezas naturais da região e conhecer mais dos chamados vinhos de altitude. Os dias de folga do Carnaval encaixavam direitinho no roteiro e os gastos no nosso orçamento. Agora não tinha mais desculpa. Foi uma agradável surpresa descobrir que a Serra Catarinense é um excelente destino no verão também. A paisagem montanhosa e a grama verdinha dominam o visual. Há lindas cachoeiras e trilhas em meio a uma natureza exuberante. Apesar de limitadas, você já encontra boas opções gastronômicas. E os vinhos da região não decepcionam e vão muito além do famoso Villa Francioni. 

Como chegar: a melhor alternativa é voar até Florianopolis e alugar um carro no aeroporto mesmo. A viagem até Urubici dura cerca de 2h40 (178km) em uma estrada cercada de montanhas e  muito verde. Mas tem que dirigir com atenção,  pois ela não é duplicada, o asfalto tem alguns trechos ruins e a sinalização é falha. Você sai da ilha e pega a BR-101 em direção ao sul. Depois acessa a BR 282 sentido Lages até a SC 110 (no Maps está como SC 416). Desse ponto são 24km ate Urubici. Usamos a versão offline do google maps e chegamos direitinho. São Joaquim fica 60km mais distante.


Quando ir: o ano inteiro. Na verdade vai depender do que você quer curtir na região. O inverno é a alta temporada, quando todo mundo sobe a serra na esperança de ver neve. Cidades cheias e preços altos. No verão durante o dia faz calor, dá até pra tomar banho de cachoeira. Nos demais meses os preços são bons e as temperaturas amenas.


Essa placa não deixa dúvida do frio que faz no inverno.

Como se locomover: existem algumas agências turísticas na região, mas acho que o carro é altamente recomendado para explorar bem a serra. As principais locadoras possuem lojas no aeroporto. Alugamos nosso carro na Avis, que tinha seu escritório fora do aeroporto. Precisamos contatá-los para mandar uma van para pegarmos o carro. O bom é que o aeroporto é pequeno e bem fácil de se chegar lá. Além disso, tem dois postos de gasolina quase em frente ao estacionamento da Avis.

Onde ficar: as principais atrações naturais da serra ficam em Urubici, que é uma cidade pequena onde a maior parte do comércio fica na rua principal. Tem boas opções de hospedagem e restaurantes. Achei melhor pra ficar não só pelos serviços, mas também porque é uma região mais bonita.

Visual bem rural com grama verde, vagas malhadas nutridas e pinheiros.
Avenida principal de Urubici.

Já em São Joaquim você vai encontrar as vinícolas mais conhecidas da serra catarinense. É uma cidade grande se comparada a Urubici.

Hospedagem: Há algumas pousadas no centro de Urubici e hotéis maiores na estrada que leva a São Joaquim. Pesquise as avaliações dos viajantes nos sites de busca como o Trip Advisor. Só tenha em mente que quase todos os restaurantes ficam na cidade, logo, você vai precisar de um carro caso fique em um hotel mais afastado. 
Ficamos no Cambuim Cabanas, um hotel há 14km de Urubici. Fica na estrada SC 110 (no Maps está como SC 416), mas não tem placa indicando a entrada, tem que se ligar nas dicas que eles dão no site. O forte deles são as cabanas bem equipadas com vista para uma cachoeira belíssima. Com decoração simples, tem tudo que você precisa: aquecedor, lareira, frigobar, tv grande, banheira, uma cama confortável e varanda com vista para a cachoeira. Limpeza impecável. Café da manhã bom. Funcionários prestativos. 

Chalé A Flecha.
Essa era a vista que tínhamos do Chalé.




A internet só pega na recepção e não tem sinal de celular na pousada. Ana, nossa simpática anfitriã, administra sozinha a propriedade com poucos empregados. Preço super justo pelo o que oferece. O único porém é em relação à reserva, pois eles pedem cópia de identidade e a comunicação é toda feita por e-mail, e ao fato de eles não aceitarem cartão. Achamos meio estranho quando reservamos, mas correu tudo bem.
Encontrei na internet a opção de hospedagem em sítios da região. É uma outra proposta, mais ligada ao turismo rural, com instalações simples e atendimento bem pessoal. No site da organização Acolhida da Colônia, que capacita as propriedades para o agroturismo, há mais informações.
Dica: Não espere encontrar aqui a mesma estrutura turística da Serra Gaúcha. A impressão que tive é que nenhuma das duas cidades foi projetada para atender aos turistas, mas Urubici, talvez por ser relativamente nova, está tendo mais êxito em se adequar a essa demanda. Além disso, as estradas na região de Urubici estão em excelente estado (ao contrário de São Joaquim), o que facilita o deslocamento para os hotéis localizados fora do centro da cidade.

Roteiro

Ficamos 2 dias inteiros, mas acho que 3 seria o ideal para visitar o básico e mais 1 dia se você quiser fazer outras atividades.

Corrido

Dia 1 : principais atrações de Urubici: Morro da Igreja e Pedra Furada, Serra do Corvo Branco e Cachoeira do Avencal. O almoço pode ser no Parador Santo Antônio, que fica no caminho entre Urubici e o Morro da Igreja.


Cachoeira do Avencal.
Estrada que leva à Serra do Corvo Branco.

Dia 2: Serra do Rio do Rastro. Visita à Villa Francioni e pôr do sol na vinícola Monte Agudo. O almoço pode ser em São Joaquim ou na Villa Francioni (é bom reservar). Não esqueça de passar na Casa do Vinho para umas comprinhas e/ou uma degustação.

Serra do Rio do Rastro.

Com mais tempo
Dia 3: Escolha entre visitar outras vinícolas em São Joaquim ou combinar mais dois passeios pelos atrativos naturais de Urubici.

Seguindo viagem:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!